Sábado, 31 de Outubro de 2020 09:58
83 99389-4851
Cidades Eleição 2020

Candidatos tem até sexta-feira para solicitar e pegar certidão criminal; Documento é um dos obrigatórios para homologação

O comparecimento presencial poderá ser feito nas unidades das comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. O expediente do Poder Judiciário estadual será das 8h às 12h.

24/09/2020 19h25
266
Por: Jeferson Elias Fonte: ClickPB
Somente no período de 1º a 24 de setembro, conforme levantamento feito pela Diretoria de Tecnologia (Ditec) do TJPB, foram solicitadas 41.930 certidões, número 55,3% superior ao total registrado em agosto deste ano, quando foram solicitadas 26.989. (Foto:
Somente no período de 1º a 24 de setembro, conforme levantamento feito pela Diretoria de Tecnologia (Ditec) do TJPB, foram solicitadas 41.930 certidões, número 55,3% superior ao total registrado em agosto deste ano, quando foram solicitadas 26.989. (Foto:

Até esta sexta-feira (25) os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nos municípios paraibanos que ainda não receberam as certidões criminais de 1º e 2º Graus, utilizadas para fins eleitorais, deverão se encaminhar a uma das unidades do Telejudiciário mais próximo de sua localidade para obter o documento. O comparecimento presencial poderá ser feito nas unidades das comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. O expediente do Poder Judiciário estadual será das 8h às 12h.

Os candidatos que já solicitaram as certidões, mas, ainda, não foram liberadas pelo sistema ou não obtiveram resposta do Telejudiciário, deverão se dirigir à unidade mais próxima até o meio dia desta sexta-feira (25). De acordo com o calendário disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), se encerra no próximo dia 26 o período para o registro de candidaturas, que só são homologadas mediante entrega de documentos diversos à Justiça Eleitoral, entre eles, as certidões criminais.

Somente no período de 1º a 24 de setembro, conforme levantamento feito pela Diretoria de Tecnologia (Ditec) do TJPB, foram solicitadas 41.930 certidões, número 55,3% superior ao total registrado em agosto deste ano, quando foram solicitadas 26.989 certidões. Do total de certidões emitidas neste mês, 35.903 foram de modo automático e 6.202 feitas manualmente.

“Em abril, por exemplo, foram emitidas 9,3 mil certidões. Este aumento reflete não só o impacto das eleições e da retomada gradativa das atividades em geral, por conta da pandemia, mas, também, o trabalho e esforço da equipe e a eficiência mantida durante o teletrabalho”, destacou o supervisor do setor, Cláudio Ataíde. 

De acordo com ele, todos os casos que não foram resolvidos de forma eletrônica, iniciativa adotada durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19), só poderão ser solucionados presencialmente. “Muitos candidatos tentaram ligar ou enviaram e-mails, porém, em alguns casos, as certidões precisam de conferência presencial, a exemplo dos homônimos. Além disso, certidões emitidas pelos emitentes, em sua maioria, são  complexas e exigem tempo, demandando mais trabalho por parte dos servidores. O que o sistema não consegue fazer, o servidor fará com maestria e cuidado, tendo um olhar mais atento”, explicou.

Confira os locais onde serão realizadas as emissões das certidões na modalidade presencial: 

João Pessoa – sede administrativa do TJPB (Praça João Pessoa, s/n, Centro); 
Campina Grande – Fórum Affonso Campos (Rua Vice-Prefeito Antônio Carvalho de Souza, s/n – Liberdade)
Patos – Fórum Miguel Sátyro (Avenida Doutor Pedro Firmino, s/n – Centro)
Sousa – Fórum Dr. José Mariz (Rua Francisco Vieira da Costa, s/n - Raquel Gadelha)
Cajazeiras – Fórum Promotor Ferreira Júnior (Rua Comandante Vital Rolim, s/n – Centro)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias