Quinta, 21 de Janeiro de 2021
83 99389-4851
Paraíba Saúde

Covid-19: cidades em alerta, transmissão cresce e Capim, Cuité de Mamanguape, Pedro Régis e Sapé aparecem em bandeira laranja

Pedro Régis e Capim caíram da bandeira amarela para a laranja, restringindo, assim como Cuité de Mamanguape, que permanece na laranja, o comércio local, devendo manter somente os serviços essenciais, porém sem restrição de circulação de pessoas.

30/11/2020 20h19
632
Por: Redação Fonte: noticiasdovalepb
Covid-19: cidades em alerta, transmissão cresce e Capim, Cuité de Mamanguape, Pedro Régis e Sapé aparecem em bandeira laranja

A 13ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba aponta um aumento na taxa R, que chegou a apresentar índices acima de 1,0, nos últimos 15 dias. Este indicador mostra a taxa de transmissibilidade da Covid-19, que teve uma média móvel de 1,0652 no estado. A avaliação demonstra ainda que esta variação culminou em um aumento na quantidade de municípios em bandeira amarela e laranja, bem como uma diminuição das localidades em bandeira verde. Os resultados indicam a necessidade da observação para a tendência de crescimento da circulação do vírus nos municípios paraibanos.

Na região do Vale do Mamanguape, as cidades de Curral de Cima e Baía da Traição perderam a bandeira verde e se juntaram a Mamanguape, Itapororoca, Rio Tinto, Jacaraú, Mataraca e Marcação, que continuam na amarela, podendo estarem com o comércio varejista aberto e o transporte coletivo municipal funcionando.

Já Pedro Régis e Capim caíram da bandeira amarela para a laranja, restringindo, assim como Cuité de Mamanguape, que permanece na laranja, o comércio local, devendo manter somente os serviços essenciais, porém sem restrição de circulação de pessoas.

As novas definições de bandeiras têm início nesta segunda-feira (30) e as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) são para que haja máxima atenção dos gestores e autoridades sanitárias municipais no sentido de garantir o monitoramento efetivo dos indivíduos com sintomas gripais relacionados ao novo coronavírus.

De acordo com os dados divulgados pela SES, a Paraíba hoje conta com 96% dos municípios em bandeira amarela ou laranja e apenas 4% em bandeira verde. A 13ª avaliação do Plano Novo Normal ilustra um aumento significativo de municípios na bandeira amarela, com um salto de 80% para 85%, desde a avaliação anterior. Na bandeira laranja o aumento foi de 6% para 11% dos municípios paraibanos. Dentro das transições há uma redução proporcional de 10% em localidades na bandeira verde, saindo de 14% para 4% dos municípios paraibanos.

A Paraíba tem 65 municípios que apresentam taxas de letalidade acima da média estadual (2,3%), entre eles estão: Prata, Catingueira, São Mamede, Vista Serrana, São José do Bonfim, Emas, Santa Rita e Bayeux. E, para todos, se recomenda a manutenção de monitoramento e acompanhamento ostensivos das condições de abertura e da rotina diária de funcionamento das atividades produtivas.

As informações completas com os dados da 13ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios e suas respectivas bandeiras, bem como a Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias