Segunda, 19 de Abril de 2021
83 99389-4851
Brasil Pandemia

Escritor, médico e jornalista sapeense morre de Covid-19 no Mato Grosso do Sul

Hermano de Melo era membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autor de livros, pesquisador da Embrapa, médico e jornalista

06/04/2021 08h44
301
Por: Redação Fonte: Portal GPS
Hermano de Melo
Hermano de Melo

Morreu no último dia 01/04, o jornalista e ex-presidente do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) Hermano José Honório de Melo, de 73 anos, devido à complicações da Covid-19. Hermano estava internado em estado grave na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Unimed de Campo Grande e o seu quadro clínico era irreversível.  A morte ocorreu por volta das 18h. Casado há 45 anos com a ginecologista Elizeth Rocha de Melo, Hermano deixa um casal de filhos e cinco netos. O corpo de Hermano foi cremado.

Hermano de Melo

Hermano radicou-se em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, durante a década de 1970. Natural de Sapé (PB), filho de Paulo Honório de Melo e Tereza Neves de Melo, passou parte da infância nas cidades de João Pessoa (PB) e posteriormente na cidade de Recife (PE). Graduou-se como médico-veterinário pela UFMG, 1970, em Belo Horizonte (MG), e concluiu mestrado em Parasitologia e Doenças Parasitárias na Grã-Bretanha – onde residiu por três anos. Graduou-se ainda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na UFMS.

Em Mato Grosso do Sul, foi Pesquisador da Embrapa, Professor de Parasitologia e Doenças Parasitárias na UFMS, e escrevia artigos opinativos no Jornal Correio do Estado desde 2001. Foi presidente da Sociedade Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária, do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-MS e também da Associação de Docentes da UFMS em Campo Grande.

Hermano José Honório de Melo foi empossado na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) na noite de 30/10/2012, sendo saudado na ocasião pelo acadêmico Valmir Batista Corrêa. A Cadeira 14 da ASL pertenceu, anteriormente, a Jorge Antonio Siufi.

Hermano publicou em 2002 o Livro de Contos “E por falar em frestas”, e lançou em 2012 o livro “Sobre tudo um pouco”. Escreveu no jornal Correio do Estado sobre temas diversos na área social, política, ecológica e outras; bem como no Blog “Liberdade, Liberdade”, da turma de jornalismo UFMS-2011; além de ter publicado vários trabalhos de pesquisa na sua especialidade de Parasitologia e Doenças Parasitárias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias