Sábado, 08 de Maio de 2021
83 99389-4851
Paraíba Novo Ponto Turistico

Secretaria de Educação Fernanda Mendes "ficou apaixonada e faria de tudo para ser um ponto turístico" a casa de Gentil Lins

.

24/04/2021 22h06 Atualizada há 2 semanas
359
Por: Redação Portal Sapé na Web
Casarão pertencente a o coronel GENTIL LINS, historia viva do nosso município, casarão onde funcionou uma senzala onde ainda e possível se vê vestígios daquela época, o casarão esta situado na fazenda Pacatuba zona rural de Sapé PB.
Casarão pertencente a o coronel GENTIL LINS, historia viva do nosso município, casarão onde funcionou uma senzala onde ainda e possível se vê vestígios daquela época, o casarão esta situado na fazenda Pacatuba zona rural de Sapé PB.

Em São Miguel de Taipú, no dia 22 de novembro de 1878 nascia Gentil Lins, o primeiro prefeito da cidade de Sapé, de 21 de dezembro de 1925 a 4 de Janeiro de 1929. Casou-se com Alice Vieira Lins com quem teve duas filhas, Judite Lins e Cecília Lins, proprietária do Engenho Paudarco, onde Nasceu Augusto dos Anjos.

Gentis Lins que depois do seu casamento, recebe do seu sogro as terras de Pacatuba, anos depois  fundou a Usina Bonfim, depois chamada Santa Helena, atualmente desativada. Chefe político e prefeito de Sapé faleceu a 28 de agosto de 1935.

Em sua residência localizada em Pacatuba em Sapé-PB, a Secretaria de Educação, Cultura, Cultura, Esporte e Turismo da cidade, visitou neste sábado(24) e falou a nossa redação que ficou apaixonada e faria de tudo para ser um ponto turístico.

 

Em Pacatuba que também localizada a mata Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Pacatuba (RPPN Fazenda Pacatuba) é uma área de conservação particular situada no distrito de Santa Helena, município de Sapé, na zona da mata paraibana. Localizada dentro de uma fazenda de 2.600 hectares, 266,53 dos quais dedicados à conservação, a reserva tem como objetivo a conscientização ambiental e a preservação das espécies animais e vegetais da mata atlântica da região.

A unidade representa um importante bolsão protetor para a fauna e flora, boa parte já ameaçada de extinção, entre as quais preguiça]s, jiboias, surucucus-pico-de-jaca, jacarés, veados, lontras, pacas guaribas, entre outros.  

Gentil Lins também leva o nome da primeira escola na cidade. Fundada através do decreto de nº 795, de 1 de abril de 1936, com objetivo de e formar cidadãos capazes de tomar decisões  e formular conceitos, afirmou o chefe de Estado. O nome  Gentil Lins é uma homenagem ao primeiro prefeito eleito da cidade. Dia 1 de Abril de 1937 foi inaugurada pelo governador do Estado da Paraíba Argemiro de Figueiredo,  a escola Estadual de Educação  Infantil e Ensino Fundamental Gentil Lins.

 

 

 

 

Informações da Monografia de Marcos Felipe Soares de Oliveira e Livro Eca-Pé - Auto José Claudio Pereira Elias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias