Terça, 22 de Junho de 2021
83 99389-4851
Paraíba Pandemia

Quase 55 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 na Paraíba são de outros estados, aponta Tribunal de Contas

Os dados foram cruzados com informações com diversas bases de dados - como a do Sistema Nacional de Óbitos.

07/05/2021 17h38
168
Por: Redação Portal Sapé na Web Fonte: Assessoria
Quase 55 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 na Paraíba são de outros estados, aponta Tribunal de Contas

Quase 55 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 na Paraíba são de outros estados é o que aponta o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) que fez um acompanhamento da vacinação no Estado. Além disso, o órgão encontrou outras inconsistências e acionou outras instituições para fiscalização. 

De acordo com o TCE, o número de registro de pessoas de outros estados/municípios que receberam a vacinação na Paraíba chega, até o momento, a 54.922 pessoas. Os dados foram cruzados com informações com diversas bases de dados - como a do Sistema Nacional de Óbitos. Esses dados levantados pelo TCE são calculados a partir do total de vacinas aplicadas.

Segundo ainda informações do Tribunal de Contas, o Governo do Estado e municípios da Paraíba já receberam do Governo Federal R$ 1,9 bilhão em transferências extraordinárias em 2020 (recursos da LC nº 173/20 e valores transferidos pelo Governo Federal-Ação 21C0), destinados às ações de saúde, assistência social e compensação financeira em razão da queda na arrecadação, por causa da Covid-19, de acordo com relatório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. No período, os gestores informaram gastos da ordem de R$ 988,6 milhões com ações relacionadas à pandemia.

Decisão

Avaliada a execução da ação de vacinação nos municípios e apresentando inconsistências e inconformidades, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por iniciativa de seu presidente, conselheiro Fernando Catão, resolveu promover uma reunião com representantes de órgãos de controle estadual e federal para apresentar os relatórios de acompanhamento com os últimos achados de auditoria provenientes das Inspeções Especiais das ações de enfrentamento da pandemia. O Tribunal vem realizando acompanhamento desde o primeiro decreto estadual de calamidade pública, ainda em março do ano passado, tanto no âmbito da gestão estadual quanto nos municípios.

Na reunião que aconteceu nesta quinta-feira (06) no Espaço Cidadania Digital do TCE-PB, participaram representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), o secretário-chefe na Paraíba, auditor Márcio Sueth; da Controladoria Geral da União (CGU), o Superintendente do órgão no Estado, o auditor Severino Souza de Queiroz; do  Ministério Público Federal (MPF-PB ), o procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, Sérgio Rodrigo Pimentel de Castro Pinto e do Ministério Público Estadual (MPPB) participaram os promotores Reynaldo Serpa e Ranieri Dantas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias