Segunda, 20 de Setembro de 2021
83 99389-4851
Esportes Confiança

Confiança fortalece a base e projeta retorno à 1ª divisão

"Bicho Papão" de Sapé ganha títulos com os jovens jogadores e se estrutura para retornar à elite do futebol paraibano

12/09/2021 09h54
154
Por: Redação Sapé na Web
Confiança fortalece a base e projeta retorno à 1ª divisão

Em 2017, ano que completou 20 anos de sua maior glória, o título do Campeonato Paraibano de Futebol de 1997, o Confiança de Sapé iniciou uma caminhada visando a retomada de suas atividades com foco na organização de suas categorias de base para, paulatinamente, voltar a sonhar com um retorno à elite do futebol paraibano.

Depois de ficar inativo no começo dos anos 2000, foi há quatro anos que a equipe passou a se estruturar visando a retomada de seu departamento de futebol profissional, porém, para tal, a estratégia inicial foi focar nas categorias de base onde, o clube, nesse período de retomada, conquistou as três principais competições de formação do Estado.

A última e mais relevante dessas conquistas, o título de Campeão Sub-19, foi obtido, no último dia 3 de setembro, diante da Perilima.

Ao longo desse período de quatro anos, o clube vem se organizando administrativamente. Nesse processo construiu um estádio próprio e traçou parcerias para o investimento e desenvolvimento de suas categorias de base que, desde então, já renderam frutos e títulos no Sub-15, Sub-17, além de um vice-campeonato no Sub-19, em 2019, e, agora, o título, com direito a revanche diante da Perilima, time que havia vencido a disputa na última ocasião - pois em 2020, o campeonato não ocorreu por conta da pandemia da Covid-19.

Com os títulos obtidos nas categorias de base e que agora se somam na história do “Bicho Papão” com o Campeonato Paraibano de 1997, o clube se prepara para
buscar o acesso à primeira divisão em 2022.

Tendo disputado a segunda divisão do estadual, ainda em 2018, mas sem êxito naquela ocasião - tendo sido eliminado ainda na fase de grupos regionais - a equipe do Confiança, agora, com a bagagem de uma categoria de base já estabelecida e que deve ser aproveitada para o certame de acesso do futebol estadual, espera poder subir mais um degrau no seu processo de retomada para voltar a figurar entre os principais clubes da Paraíba, já na próxima temporada.

“O Confiança retorna, ainda em 2017, na gestão do saudoso presidente, Francisco de Assis que foi o responsável por resgatar e organizar todas as documentações do clube para que pudéssemos retornar com a agremiação, já nesse primeiro ano, iniciando as disputas através das categorias de base do clube. Em 2019, assumimos com uma junta administrativa e iniciamos as disputas no Sub-19 e também da segunda divisão, mas não houve o acesso. Desde então, temos disputado diversas competições dentro e fora da Paraíba e agora estamos focados na organização para a segunda divisão do profissional, assim como na Copa do Nordeste Sub-20, da qual conquistamos a vaga graças ao título de campeão no Sub-19, além da Copa São Paulo, onde o Confiança se fará mais uma vez presente, assim como foi em 2020”, relembrou Wilson Nascimento, presidente do Confiança.

Título estadual

Trabalhando com foco na disputa do estadual Sub-19, desde o ano de 2019, a equipe do Confiança passou a se organizar visando essa disputa e, para comandar esse trabalho, contou com uma dupla formada pelo diretor de futebol do clube, Eduardo Carvalho e o
técnico Cézar Wellington que havia sido vice-campeão da disputa com o São Paulo Crystal, em 2017, tendo também, no ano seguinte e pela mesma equipe, disputado a
Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2018. Chegando em Sapé, já próximo da disputa em que o "Bicho-Papão" foi vice-campeão, o clube passou a organizar sua equipe e, desde então, se tornou uma das referências no Estado na formação e descoberta de novos talentos.

“Cheguei no Confiança faltando 18 dias para iniciar o Campeonato Paraibano de 2019 e aproveitamos a base de jogadores que o clube já tinha, somado com um grupo de atletas que levamos para agregar na equipe. Já nesse primeiro momento tivemos muito êxito
ficando com o vice-campeonato. Para esse ano, passamos a contar já com a estrutura do campo do clube e apesar das dificuldades, o Eduardo Carvalho nunca deixou faltar nada para o grupo. Diante disso, pudemos focar no nosso trabalho, montar bem o quebra-cabeça da equipe, trouxemos mais alguns reforços e o time deu liga para termos conseguido, enfim, esse título que nos credencia para disputar a Copa do Nordeste Sub-20 deste ano, além da Copa do Brasil Sub-20 e a Copa São Paulo de Futebol Júnior que serão no próximo ano”, comentou Cézar Wellington.

Com um calendário cheio de disputas pela frente, o Confiança de Sapé agora, além da disputa da segunda divisão profissional da Paraíba, também volta as suas atenções para a Copa do Nordeste Sub-20, prevista para ocorrer entre os dias 29 deste mês e 4 de dezembro, onde o clube sapeense fará sua primeira aparição. Além do torneio regional, o “Papão” também já se organiza para planejar as disputas da Copa do Brasil Sub-20 e a Copa São Paulo de Futebol Junior, competições em que o Confiança retornará a disputar em 2022.

“Nós temos um bom time que reúne todas as condições para fazer uma grande competição nessa Copa do Nordeste, assim como nas disputas do próximo ano. Agora,
falando do Nordestão, chegar ao título é algo que é difícil projetar, pois sabemos que existem outras equipes com estruturas e investimentos muito maiores que os nossos, mas, mesmo assim, eu tenho certeza que temos um time que fará bonito nessa Copa do Nordeste. Temos um grupo de garotos que sabe o que quer e o que precisa ser feito pelo sonho deles, é um grupo de muita garra e determinação. Podemos não ter a mesma estrutura que alguns dos nossos adversários lá dispõe, mas a vontade e dedicação dos nossos atletas é algo que merece todo o crédito, pois vestem e honram as cores do clube e da Paraíba”, afirmou Cézar Wellington.

Toca do Papão

Assim como ocorreu no Campeonato Paraibano Sub-19, a expectativa da diretoria do Confiança é que a equipe possa receber as partidas em que será mandante, no seu campo, a "Toca do Papão", na cidade de Sapé. O estádio, que teve sua construção concluída em 2020, com todos os custos tendo sido arrecadados a partir de doações de torcedores e empresários da cidade, está com o processo de verificação por parte do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, em andamento e a expectativa é que a equipe tenha a liberação das instalações em tempo para as disputas da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, cuja previsão de início é para o dia 30 de outubro.

Jogando o certame de base na sua casa, a equipe sapeense garantiu 100% de aproveitamento em todos os jogos que disputou ao longo do Sub-19, incluindo a última partida da competição, onde venceu a Perilima por 1 a 0.

“O nosso estádio está com os projetos legais todos prontos, inclusive, o plano de combate a incêndio já foi enviado ao Corpo de Bombeiros que nos retornou com
pequenos ajustes a serem feitos e que já estão sendo providenciados. Estamos em diálogo com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária que já estiveram no local. Nossa expectativa é que em um prazo de no máximo 30 dias, já estejamos com essa documentação toda concluída e com as devidas liberações e trâmites burocráticos finalizados”, comentou Wilson Nascimento, presidente do clube.

Créditos da matéria:
Texto de Iago Sarinho
Fotos do Instagram do Confiança

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias