Sexta, 27 de Maio de 2022
83 99389-4851
Saúde Vacinas

Secretaria de Saúde retoma vacinação contra Covid-19 em adultos e adolescentes no município de Lucena

Foram vacinados adolescentes e adultos acima de 12 anos, além da avaliação e atualização do cartão de vacina da população.

25/01/2022 10h04
Por: Redação Sapé na Web Fonte: ClickPB/Isabela Melo
Vacinação em Lucena é retomada nesta segunda-feira (Foto: Reprodução)
Vacinação em Lucena é retomada nesta segunda-feira (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomou nesta segunda-feira (24), a vacinação contra Covid-19 no município de Lucena, na Paraíba. Foram vacinados adolescentes e adultos acima de 12 anos, além da avaliação e atualização do cartão de vacina da população. 

A Secretaria levou 15 profissionais, entre enfermeiras e técnicas de enfermagem, que foram divididas em três grupos de trabalho, sendo um para avaliação da situação vacinal e dos cartões de vacina, um para registro das doses aplicadas e outro para a administração das doses na população. A informação foi dada pela coordenadora do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga.

Ela explica que cada grupo foi composto por dois profissionais do estado e um do município de Lucena. 

“Nosso objetivo hoje foi avaliar a situação vacinal de todas as pessoas que vieram no local, o intuito é corrigir o erro. Para os que receberam as doses de Pfizer que estavam fora do prazo de uso, tiveram sua situação regularizada com uma nova dose do imunizante. Os técnicos do município de Lucena estiveram ao lado da equipe da SES, observando de forma didática como conduzir essa rotina de imunização. Hoje foi mais uma prática da qualificação que houve no município na semana passada”, pontuou. 

Sobre o suporte da SES nessa retomada da vacinação em Lucena, a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Paraíba, Talita Tavares, explicou que o papel da Secretaria é qualificar, acompanhar e apoiar, sempre que necessário, todos os 223 municípios. Ela reforça que, uma vez evidenciada a fragilidade e necessidade de fortalecimento do processo de vacinação, a SES precisa realizar os alinhamentos fundamentais para as imediatas correções. 

“Hoje estamos executando, em parceria com o município, a retomada de um processo que é seguro, para continuar com os resultados que a gente sempre evidenciou de ótimas coberturas vacinais. Isso tem que ser retomado com segurança para toda a população e também para os profissionais da ponta”, complementou. 

No primeiro dia da retomada de vacinação, foram aplicadas 184 doses, entre revacinação, segunda dose e doses de reforço. Para esta semana, as ações de imunização contra Covid-19 continuarão até a quarta-feira (26), quando será iniciada a vacinação para crianças entre 05 e 11 anos. A ideia é que essa rotina se repita por mais duas semanas, quando o município assumirá o processo de imunização da população nas unidades básicas de Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias